Fale com um especialista

Trabalho híbrido em 2026: estratégias para investimentos Inteligentes e Redução de Custos de TI

This is some text inside of a div block.

O trabalho híbrido deixou de ser uma tendência para se tornar a arquitetura operacional definitiva das empresas modernas. Em 2026, o desafio não é mais a implementação, mas sim como atingir resultados superiores através de investimentos inteligentes em infraestrutura e gestão de talentos.

Com o apoio das soluções certas e de uma consultoria especializada, seu negócio pode unir colaboração, produtividade e flexibilidade, eliminando redundâncias tecnológicas e otimizando o orçamento de TI.

Os dados coletados entre 2021 e 2022 pela GPTW, IDC e Robert Half (vistos no infográfico abaixo) foram os primeiros sinais da consolidação do modelo híbrido no Brasil. Em 2026, vemos que o entusiasmo de 51% dos profissionais daquela época se transformou em uma exigência de mercado por ambientes de trabalho cada vez mais inteligentes.

Infográfico-01 (1)

 

Eficiência operacional: reduzindo gastos com licenciamento e Cloud

A inovação em 2026 exige a consolidação de ferramentas. Manter diversos sistemas de terceiros para conectar colaboradores é um gargalo financeiro. Ao adotar uma solução unificada como o Google Workspace, as empresas conseguem:

  • Redução de Shadow IT: centralização de arquivos, videoconferências e comunicação em um único ecossistema seguro
  • Inteligência Artificial integrada: uso do Gemini para automação de tarefas, resumos de reuniões e geração de insights, aumentando a produtividade individual
  • Otimização de infraestrutura: substituição de hardware físico on-premise pela escalabilidade do Google Cloud Platform (GCP)

Com o GCP, além de baixar custos com instalação e manutenção de servidores, sua equipe de TI é liberada para focar em projetos estratégicos de inovação, enquanto a empresa paga apenas pelo que utiliza (modelo Pay-as-you-go).

Gestão de mudança e experiência do usuário: o olhar advisor da Gentrop

Para que o investimento em tecnologia se traduza em ROI, a implementação precisa ser humanizada. Alline Antóquio, diretora executiva da Gentrop e especialista em ecossistemas de colaboração, destaca que o sucesso do modelo híbrido reside na integração cultural.

"O olhar humano é o ponto de partida de qualquer transformação. Muitas vezes encontramos empresas com excesso de ferramentas, mas onde o colaborador se sente perdido. O desafio atual é criar uma experiência única e fluida, explorando ao máximo os recursos da nuvem para que a tecnologia seja invisível e eficiente", comenta Alline.

Segundo estudos consolidados da IDC, profissionais que utilizam ferramentas de colaboração em nuvem apresentam um nível de engajamento e produtividade significativamente superior. Na Gentrop, apoiamos essa jornada através de:

  1. Diagnóstico de infraestrutura: Iidentificação de ferramentas obsoletas e redução de custos
  2. Capacitação especializada: treinamentos para que o time extraia o melhor da IA e da nuvem
  3. Segurança de dados: implementação de protocolos de Confiança Zero (Zero Trust) essenciais para o trabalho remoto

Esteja na vanguarda da nova realidade do trabalho!

A Gentrop, como parceira Premier Google Cloud, desenvolve ecossistemas de inovação que preparam sua empresa para os desafios de escala e segurança de 2026. Nossa metodologia de Change Management garante que a transformação digital seja adotada por todos os setores da organização, do operacional à alta liderança.

Não deixe sua empresa estagnada em modelos de custo legados. É hora de evoluir para uma operação híbrida, inteligente e sustentável.

Fale com um de nossos especialistas em Transformação Digital

Artigos relacionados

Ver todos os artigos